Povopreto.com: plataforma pretende incluir profissionais negros no mercado de trabalho

De acordo com o IBGE, os negros representam 57% dos brasileiros, mas ainda são os mais desfavorecidos no que diz respeito a inclusão no mercado de trabalho. De acordo com o IBGE, em 2019 os negros representavam 64% das pessoas desempregadas no Brasil e o racismo é o que mantém pessoas negras fora do mercado de trabalho.

Algumas grandes empresas estão adotando medidas exclusivas para a inclusão de negros no mercado, como processos seletivos para pessoas negras, mas a ausência de representatividade preta no mercado ainda é grande e quando se trata de cargos de liderança os números são ainda menores.

Foto: Reprodução

De olho nessa situação, o empreendedor paulista Laudo Nascimento acaba de lançar no mês da Consciência Negra o site povopreto.com.br. O objetivo é cadastrar de forma gratuita todos os prestadores de serviços negros, independente da área de atuação.

Queremos ter diaristas, mecânicos, tatuadores, cabeleireiros, encanadrores, psicólogos, advogados, arquitetos, médicos, dentistas, fisioterapeutas, etc… Queremos o black money primeiramente circulando entre nós pretos, pois nossa representatividade começa por nós quando consumimos produtos e serviços do nosso povo preto.”, define Laudo

A plataforma de serviços quer funcionar como uma vitrine digital para profissionais negros, em grande parte invisibilizados pelo mercado.

“Muitas pessoas têm aquela desculpa de dizer que não contratam negros porque não sabem em qual lugar encontrar. Agora com a plataforma já vão poder conhecer.”, afirma o empreendedor. 

O serviço é totalmente gratuito para pessoa física. Já para empresas que queiram se cadastrar no site é cobrado um valor simbólico de adesão, de R$ 47,00. A contribuição visa ajudar na manutenção da iniciativa, que está sendo financiada com recursos próprios.

Diante do cenário atual, de grande racismo estrutural e institucional, iniciativas como a do Laudo procuram estabelecer um parâmetro na luta por maior igualdade racial no Brasil. E assim contribui para que daqui pra frente mais negros possam ter a oportunidade de crescer nas empresas e liderar grandes companhias.

Sobre Laudo Nascimento:

O empreendedor paulista Laudo Nascimento, atuou na área financeira de grandes empresas de automação bancária. Também atuou na área financeira de um tradicional grupo hoteleiro irlandês e uma instituição financeira britânica. Em 2009, ele começou empreender no comércio varejista. Por fim em 2018, Laudo iniciou um novo projeto no Brasil, empreendendo no setor de hospitalidade. Em agosto de 2020, Laudo Nascimento decidiu fazer algo de peso com impacto social positivo visando a população preta no Brasil.
Foi daí que surgiu a projeto povo preto, uma plataforma de serviços que funciona como uma vitrine digital para prestadores de serviços do povo preto, que visa dar visibilidade a profissionais pretos, pretas & pretxs, além de incentivar o consumo solidário de serviços entre o povo preto e pessoas não racistas em nossa sociedade.

Fonte: mundonegro

Postagem Relacionadas

Leave a Comment